Comemoração dos 500 anos do Correio no AEGN
15-12-2021
500 anos de História

Consciente da importância que os CTT desempenham na vida das pessoas, o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, através da Biblioteca Escolar, associou-se à comemoração dos 500 anos dos Correios em Portugal.

Os alunos foram conduzidos numa viagem de (re)descoberta de uma instituição secular, com inquestionável valor para a comunicação da humanidade.

Aos mais pequenos, foi contada a história dos Correios, leram-se livros dentro da temática, fizeram-se propostas de escrita de cartas e lançaram-se desafios, que os levaram a dar asas à imaginação, através da redação de contos, onde o protagonista fosse um pombo ou outro animal que ambicionasse tornar-se correio. Numa perspetiva mais lúdica, realizou-se, no recreio, um jogo de envio de mensagens por estafetas. Decorreu, ainda, um encontro com um carteiro, que partilhou histórias da sua atividade profissional, ao longo de muitos anos.

Os mais velhos foram alvo de visitas guiadas a uma exposição fotográfica e iconográfica, levada a cabo no espaço da Biblioteca Escolar, finalizada com uma atividade de descodificação de mensagens.

Foi dada notoriedade ao selo, destacando a sua história e o seu valor cultural. Enquanto objeto de colecionismo, promoveu-se um encontro de filatelia, em colaboração com a Secção Filatélica dos Galitos. De salientar, ainda, a criação e edição de um selo comemorativo, pelas turmas de Artes Visuais do Ensino Secundário.

Destacando a necessidade de comunicação entre os homens, referiu-se o papel desempenhado pelos pombos, muito antes de os Correios se constituírem como serviço. Foram, deste modo, realçadas as características biológicas dos pombos e a relação que estabeleceram com o ser humano ao longo dos tempos, com destaque para os períodos em que os meios de comunicação eram escassos e em períodos de guerra. Distinguiu-se, igualmente, a Columbofilia, na atualidade, como modalidade desportiva e atividade competitiva, para o que contribuiu um encontro com um membro do Grupo Columbófilo da Gafanha.

Por último, toda a comunidade escolar foi convidada a “pôr a escrita em dia” e a endereçar cartas aos seus amigos e entes queridos.